Coordenador : Maria João Lima Soares de Resende
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399032.2206.307131.17102023
Departamento/Setor: GMA
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Nestes últimos anos de projeto, o público alvo principal serão os alunos e professores de matemática da rede municipal de educação, os alunos de licenciatura e bacharelado da matemática, os alunos de outros cursos de graduação da UFF.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense
Objetivo
Embora a exposição trate de assuntos de matemática que em geral são estudados no segundo e terceiro ciclo do ensino fundamental, pela sua concepção experimental e dinâmica, ela permite o envolvimento e participação de pessoas com menor grau de instrução. Ao apresentarmos a simetria de forma lúdica esperamos contribuir para o desenvolvimento espacial, com ênfase na observação e conclusão sobre propriedades de figuras geométricas, tanto no plano como no espaço. Pretendemos ainda promover a capacidade de resolução de problemas geométricos e motivar o interesse para resolução de problemas em geral. Esperamos inspirar e conduzir o público da exposição à reflexão sobre a sua atitude perante a matemática, proporcionando ótimos momentos de prazer e aprendizagem. Ao prepararmos a exposição contribuiremos com produção de material didático e interativo que trabalha o conceito de simetria no plano e no espaço. Esse material será utilizado na exposição e ficará disponível após o final do projeto para exposições itinerantes ou até para participação em outras exposições de divulgação científica. Com as atividades direcionadas aos professores, esperamos promover práticas educativas que se reflitam posteriormente no ensino de Geometria e também da matemática em geral, como por exemplo o conceito de infinito. É importante promover a troca de experiências entre professores de forma a enriquecer as suas práticas como docentes. Nesta perspectiva, este projeto visa contribuir para a melhoria das aulas de matemática e por conseguinte proporcionar uma aprendizagem mais prazerosa e eficiente. Com a participação de alunos graduandos no projeto, pretendemos que eles adquiram formação, enriqueçam os seus conhecimentos e ganhem experiência profissional. A meta central do projeto é então a divulgação e popularização da matemática, através do envolvimento de todos, em torno do tema simetria que naturalmente conecta a matemática à arte e portanto tem um apelo visual bastante atrativo.
Resumo
Este projeto visa popularizar a matemática, através da produção, montagem e dinamização da exposição intitulada Simetria: Jogos de Espelhos, que se pretende que venha a estar disponível em espaços públicos da cidade, durante a vigência do projeto e que futuramente passe a ter uma versão itinerante que poderá ser levada a escolas e outros espaços. Pretendemos que possa ser visitada não só por crianças e adolescentes em idade escolar, mas por seus pais, familiares e pela população em geral. De forma lúdica e interativa, todos poderão aprender conceitos matemáticos e levar a mensagem de que matemática não são apenas cálculos num papel e pode até ser bem divertida. Esta exposição será uma nova versão da exposição Simmetria: giochi di specchi, originalmente desenvolvida pela Professora Maria Dedó do Departamento de Matemática F. Enriques da Universidade de Milão, que posteriormente teve uma segunda versão apresentada pela Associação Atractor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e que agora funciona como Exposição Itinerante. O foco principal é apresentar uma abordagem interativa para o estudo de Simetrias, uma área da Geometria naturalmente conectada com a Natureza, Arte e Arquitetura. Os principais objetos da exposição serão caixas de espelhos que funcionarão como máquinas que constroem simetrias, tanto no plano (2D) como no espaço (3D). Associado à exposição, teremos a criação de um site de divulgação e informação sobre a exposição e ações relacionadas, como agendamento de visitas escolares e encontros para formação de professores.